Buquê, decoração, padrinhos. Há elementos essenciais (e tradicionais) quando o assunto é casamento. Um deles é o bolo, que faz toda diferença e será um dos destaques da festa!

Assim como o estilista é o grande responsável pelo vestido, definir quem fará o bolo do casamento requer pesquisa e confiança. Procure um profissional que esteja aberto a ouvir suas sugestões e seja capaz de executá-las conforme seu gosto e orçamento.

No meu caso, a decisão foi tranquila e acertada: Ana Paula Moutinho. Infelizmente a Ana não está mais no mercado. Ela optou por morar fora do país e eu fiquei orfã dos doces, que foram elogiadíssimos no meu casamento. Mesmo assim aprendi um bocado com a Ana no meu período de organização. As dicas são básicas, mas podem ajudar na grande decisão: como escolher o bolo ideal?

Definir um estilo está entre os passos iniciais. Considere o salão, as cores e o tipo de festa. O bolo precisa falar a mesma língua dos outros itens, compondo o ambiente ideal.

O naked cake, por exemplo, é rústico, mas pode ser adaptado conforme o gosto da noiva. Como está em alta, é o tipo de bolo que vai do mini wedding ao festão tradicional.

Ah, um ponto importante: engana-se quem pensa que bolo de casamento precisa ser bonito em detrimento ao gosto. Na busca pelo equilíbrio entre estética e paladar, ingredientes de primeira linha tem papel fundamental!

Profissionais experientes contam com truques que permitem um sabor incrível sem sacrificar a beleza. Das flores de açúcar ao recheio personalizado pelos noivos, as opções são inesgotáveis.

11

Agora que falamos um pouquinho sobre como adequar sua escolha ao estilo do evento, aí vão as dicas pontuais:

Como definir a quantidade ideal?

A sugestão pode variar de acordo com o número de doces e sobremesas servidas, mas o mais comum é ter 75g de bolo por pessoa, embora uma fatia tenha mais ou menos 100g.

Você sabia que, em geral, só 30% dos convidados provam o bolo?

Pois é, gente. Mesmo sendo o rei da mesa de doces e aparecendo em fotos e mais fotos, o bolo é dispensado por mais da metade dos convidados.

Voltando ao naked cake: esse tipo de bolo pode ficar exposto sem o risco de desabar?

Pode! Não há problema em deixá-lo exposto, pois estruturas internas ajudam na sustentação.

2

Dica extra: curta cada passo das suas escolhas, inclusive as degustações! 

Quando marquei a degustação do bolo, me preocupei em ouvir as sugestões da responsável por fazê-lo, pois nem sempre o que temos em mente se adequa em termos de sabor e estética.

Levar referências e conversar com o profissional escolhido é fundamental!

Para as ansiosas como eu, vale frisar que a degustação do bolo deve ser realizada após a definição dos doces. O prazo indicado é de pelo menos 3 meses antes do casamento.

Se você ainda está nos passos iniciais, pode se inspirar com as sugestões abaixo:

Naked Cake

Por que sim?

Delicados e românticos, enchem os olhos e são novidade para muita gente.

Por que não?

Precisa ser montado na hora e se ficar exposto por muito tempo, pode secar.

3

4

Buttercream/merengue

O buttercream é um creme amanteigado e muito popular nos casamentos americanos. Já o merengue pode ser francês, suíço ou italiano.

Por que sim?

São saborosos e dão um toque de “feito em casa” sem abrir mão da estética. Tem tudo a ver com casamentos rústicos e ao ar livre, por exemplo.

Por que não?

Não são tão resistentes ao calor.

7

6

Pasta americana

Os bolos mais tradicionais costumam utilizar a pasta americana.

Por que sim?

Tem o melhor acabamento e não derrete.

Por que não?

Não é tão gostoso quanto outras coberturas.

Fotos de Casamento

8

E aí, qual é o seu queridinho?

*As imagens foram retiradas do Pinterest. Se você sabe quem são os fotógrafos ou fornecedores, pode deixar um comentário para que os créditos sejam incluídos.

Quem gostou espalha amor
1 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário

  1. Fernanda 03/09/2015

    Tem contatos de lugares bons em São Paulo para o nakedcake? Gostaria muito de um bolo assim no meu casamento mas tenho quero tirar dúvidas antes.