Fotografia é a oportunidade de capturar um momento e salvá-lo na eternidade.
 
As fotos do casamento se encaixam perfeitamente nessa relação, já que representam uma maneira de eternizar grandes alegrias através de pixels, que revelam cada detalhe de amor que compõe o grande dia.
 
É muito gostoso poder recordar a cerimônia sempre que decidir passar horas folheando o álbum de casamento!
 
São milhares de clicks e a escolha de quais deverão compor o álbum é realmente muito difícil, porque não queremos excluir nenhum detalhe, e infelizmente não é possível colocar todos.

A Mari Castro, fotógrafa e responsável pela Canvas Ateliê Fotográfico, preparou dicas para descomplicar esse momento, adiado por alguns casais.
 
Pra começar, ela adianta que essa demora é normal. A sugestão é: reservem uma tarde livre no final de semana, comprem um bom vinho e divirtam-se enquanto escolhem as fotos, vai ser especial relembrar cada detalhe e momento!
 
Prepara o bloquinho porque aí vão dicas valiosas!
dicas-album-de-casamento-1
O álbum é a primeira herança da família. A ideia dele é justamente mostrar como foi todo o dia para quem não estava presente.
 
Pense em como você gostaria que essa história fosse contada para as próximas gerações e para aqueles que não estavam no evento.
 
O álbum deve ser feito pensando no casal, e não nos convidados.
 
Muitas vezes, nem todos que estavam no casamento vão ver o álbum, já que é algo que fica mais restrito aos mais próximos do casal. Então não se sinta na obrigação de colocar foto de todos – foque nos momentos mais importantes.
 
Separe as fotos em etapas (making of, decoração, cerimônia, retratos do casal e festa). Depois, escolha todas as que você mais gostou, vá fazendo pastas e eliminando as repetidas, as menos preferidas, etc.
 
É um processo demorado e requer muita atenção, mas garanto que vocês não vão se arrepender ao fazer essa curadoria.
 
Pense em selecionar as que melhor contam a história.
 
Um álbum não precisa ter fotos repetidas, então selecione poucas de cada momento.
dicas-album-de-casamento-8
Divida a quantidade de fotos que deve ter no álbum por tema. Se ele tem 100 fotos, faça uma média e escolha 10 do making of da noiva, 10 do making of do noivo, 5 da decoração, 30 da cerimônia, 5 retratos do casal e 40 da festa.
 
Lembrando que isso é apenas uma dica, alguns casamentos rendem poucas fotos de festa e outros não têm making of.
 
Faça uma porcentagem referente à quantas fotos de cada parte você pode e quer colocar. Limitando vai ficar mais fácil fazer a escolha.
 
Valorize o making of e a decoração. As pessoas querem ver o álbum e sentir que estavam lá. É importante contextualizar e mostrar com quem você estava, o local da festa e todos os detalhes interessantes do dia.
 
Reserve pelo menos uma lâmina para mostrar como o local foi decorado, por exemplo.
 
Não deixe de incluir os pais, padrinhos e pessoas que realmente são importantes para a vida de vocês.
 
As fotos protocolares são aquelas que todo mundo odeia fazer, mas que não podem faltar. Seja no dia do casamento ou no álbum. E eu nem preciso explicar porque, né?
 
Pode ser as que foram feitas de um jeito descontraído, ou as fotos na hora dos cumprimentos (que rendem momentos super emocionantes), mas a família tem que estar no álbum de algum jeito.
dicas-album-de-casamento-6
Guarde pelo menos uma lâmina para as fotos do casal. Após a cerimônia, sempre pedimos alguns minutos com o casal para algumas fotos. É um momento muito íntimo e único que rende lindas fotos, dignas de capa do álbum e de pelo menos uma lâmina de fotos.
 
E fica a dica: caso você ainda não tenha se casado, reserve pelo menos 15 minutinhos para esses retratos após a cerimônia, já que na hora da festa, os noivos costumam ir cada um para um lado e são raras as fotos dos dois juntos.
 
Depois dos noivos, os padrinhos são os que mais aparecem nas fotos. Eu sempre indico escolher apenas um ou dois momentos para que eles estejam no álbum. Então se vai colocar as protocolares, não precisa contemplar a entrada deles.
 
E caso os cumprimentos tenham fotos legais, é legal fazer uma lâmina com várias imagens desse momento emocionante.
 
Escolha as fotos que realmente te tocam. O álbum é uma coisa eterna, quase como uma joia de família e cheio de carga emocional, então se certifique de que está feliz com a escolha e com a diagramação.
 
Veja algumas vezes as lâminas prontas, e tenha certeza de que o resultado está perfeito.
dicas-album-de-casamento-2
Depois dessas dicas maravilhosas da Mari, horas serão economizadas e o processo vai se tornar muito mais agradável!
 
Ah! Se você já passou por esse processo, deixe suas dicas aqui também.
Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário