Organizar um casamento é entrar num universo composto por uma infinidade de decisões onde as mínimas escolhas interferem no resultado final. Tudo reflete o estilo dos noivos e isso vale para cada detalhe, desde as forminhas dos docinhos até a data e o local onde a festa irá acontecer.

Em meio a tantas tarefas e ansiedade pelo receio de que algo não saia conforme o imaginado, a escolha da cerimônia às vezes ficava um pouco de lado. Digo ficava porque isso está mudando.

Até poucos anos a cerimônia era algo praticamente padrão, sempre igual. Hoje, com casamentos cada vez mais personalizados, as cerimônias também mudaram e os noivos podem buscar algo que de fato tenha a ver com o que acreditam e valorize o amor dos dois.

A importância desse momento está sendo resgatada. As cerimônias tradicionais na igreja continuam sendo uma opção linda, mas há muitas outras cerimônias além das religiosas.

Vamos mostrar para vocês quais são as principais diferenças entre uma e outra, para que possam escolher a maneira mais emocionante de casar.cerimonia-de-casamento-2

♥ CERIMÔNIA CIVIL

O casamento civil é realizado para ter reconhecimento pelo Estado, ou seja, é assinar o papel que vai assegurar direitos e deveres institucionais para as duas partes como comunhão de bens, ser incluído no convênio médico um do outro, conseguir um financiamento bancário e outras questões burocráticas.

Como nessa forma de casamento, normalmente realizada por um juiz de paz, o objetivo principal é administrativo o amor nem sempre é contemplado no discurso. São casamentos bem formais e é praticamente impossível saber se o juiz falará coisas bonitas e significativas ou não, a não ser que o casal já tenha visto outros casamentos realizados pelo juiz de paz.

O casamento civil pode ser realizado em uma data separada da cerimônia principal e da festa, apenas com as testemunhas. E uma opção é fazer o casamento religioso ou uma cerimônia personalizada com efeito civil, porém isso não tira a necessidade do casal de ir ao cartório e fazer os trâmites legais. Nem todos os celebrantes fazem cerimônia com efeito civil.

♥ CERIMÔNIA RELIGIOSA

As cerimônias religiosas são as mais tradicionais, principalmente a católica. Mas há muitas outras cerimônias religiosas como budista, evangélica, judaíca, entre outras. Afinal, cada religião tem o seu rito de casamento e casais religiosos certamente optarão por essa modalidade.

São cerimônias com muita beleza e significado para quem vivencia a espiritualidade da cerimônia religiosa escolhida. Porém, se o casal não é tão religioso o discurso dessa cerimônia pode ficar totalmente destoante e sem sentido para os dois.

No caso das cerimônias católicas, é comum casais que escolhem esse rito por tradição familiar mas nem conhecem o padre e este também não tem familiaridade com os dois. Essa distância entre celebrante e casal faz com que o rito tenha um discurso genérico e sem relação direta com a história do casal. Lembrando que, para se casar na igreja, é preciso casar no civil primeiro.

♥ CERIMÔNIA SIMBÓLICA

As cerimônias simbólicas focam no principal: o amor do casal. Há jornalistas, poetas, escritores, comunicadores, entre outros profissionais que realizam esse estilo de cerimônia.

É uma cerimônia que valoriza o sentimento e a história dos dois e por isso costuma surpreender, emocionar e agradar muito os noivos e convidados. São cerimônias únicas porque combinam sensibilidade e criatividade com uma abordagem pessoal. Seu diferencial é o discurso personalizado que foge do genérico e busca transmitir a personalidade dos noivos através de palavras e rituais próprios. E são perfeitas para casamentos ao ar livre já que a maior parte dos padres católicos não podem celebrar fora do templo.

Essa é a cerimônia realizada pela Escreva Uma Carta Pra Mim, por exemplo, que faz parte do nosso Guia dos Sonhos e cria cerimônias poéticas a partir de conversas com os noivos. A celebrante Viviane Lopes é poeta e tem uma grande experiência com a escrita, por isso desenvolve cerimônias sob medida com foco na palavra e na poesia, perfeitas para casais que valorizam a sua história de amor acima de tudo.cerimonia-de-casamento-5 cerimonia-de-casamento-4

Essas três formas de cerimônia não precisam ser isoladas. Elas podem ser combinadas entre si, há casais que se casam no civil, depois casam-se na igreja em uma cerimônia íntima e por último realizam a cerimônia personalizada e simbólica no local da festa.

Há cerimônias personalizadas e com efeito civil, religiosas e com efeito civil, personalizadas e com rito ecumênico, muitas variações. O importante é que os noivos percebam que as cerimônias de casamento não são todas iguais e que cada uma tem um diferencial.

Também é importante questionar o que cada celebrante está oferecendo a partir de sua formação, conhecer seus pontos fortes e seu estilo de celebrar. Dessa maneira os noivos ficarão seguros quanto ao que será feito no grande dia. Por isso, conversem com os celebrantes, tirem suas dúvidas, dediquem um tempo para pensar nesse ritual e decidam por aquela cerimônia que faz o coração de vocês se emocionar. Afinal, o verdadeiro sentido do casamento e do amor que os une é o que vai ser transmitido através da cerimônia.

Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário