Já falamos muito por aqui sobre a escolha do vestido de noiva, mas e o traje do noivo?

É importante que exista um espaço para os noivos no universo do casamento, então vamos inclui-los nos nossos bate-papos, reforçando que a cerimônia tem dois protagonistas!

Sabemos que a noiva tende a assumir mais responsabilidades nos preparativos, mas os meninos também merecem dicas, conteúdo e tudo mais que possa aproximá-los desse evento tão importante.

Vamos falar de uma das poucas escolhas que pertencem inteiramente e exclusivamente ao homem: a definição do traje do noivo.

Muitas dúvidas permeiam a escolha do traje do noivo, mas nossas dicas com certeza tornarão essa decisão mais fácil.

Prontos? Vamos ao que interessa!

Trajes: tipos e nomes

Fraque

Criado pelos ingleses, o fraque é o traje mais formal para o casamento, sendo mais comum em cerimônias clássicas.

É um modelo que conta com um paletó mais alongado nas costas e curto na frente. Geralmente a calça é cinza, com riscas pretas e vem sempre acompanhado por um colete.

Meio-Fraque

Uma adaptação brasileiríssima!

A diferença é bem básica: o casaco longo do fraque é deixado de lado.

Smoking

Queridinho de muitos noivos, o smoking é um casaco curto com a opção de lapelas em seda ou cetim, faixa ou colete, acompanhado de uma camisa branca com plissado, gravata borboleta e sapato clássico.

É claro que esse estilo, assim como todos os outros, pode ser adaptado ao gosto do noivo!

Terno

O melhor amigo do noivo elegante, é composto por calça, colete e paletó.

A calça e o colete são do mesmo tecido e da mesma cor e são acompanhadas por uma camisa social – é uma opção muito eclética e democrática, pois fica bem em todas as ocasiões e estilos de casamento.

Dicas valiosas

Anotou direitinho todos os estilos? Então vamos para as dicas pontuais dadas pela equipe da Maximus Rigor, nossa parceira do Guia dos Sonhos!

O traje do noivo que casa de dia

Se o casamento for formal o traje deve ser social. Tanto o noivo como os padrinhos e convidados devem vestir trajes de cor escura: preto, grafite, azul marinho ou cinza chumbo.

Se o casamento não for tão formal, admite-se o que o traje seja esporte fino, ou seja, ternos de cores claras e tons médios.

Nos dias atuais há mais liberdade por parte dos noivos na escolha dos modelos e cores de trajes, e isso é muito bacana, pois a personalidade do noivo deve refletir na sua roupa.

O único modelo que deve ser evitado são os trajes brilhantes, smokings escuros e aqueles com detalhes em cetim e brilhos muito realçados.

O traje do noivo que casa à noite

Nesse caso, os trajes de cores escuras sempre são bem-vindos! Estão permitidos tecidos brilhantes, smokings (black tie) e ternos mais ricos em detalhes de acabamento, além de modelagens especiais.

Vale lembrar que nada impede os trajes de cores claras e ousadas e até mesmo o branco.

Para os casamentos noturnos, os tons de azul e cinza estão muito na moda!

Uma dica interessante é deixar os smokings e trajes a rigor para casamentos de alta formalidade.

O traje do noivo na praia

Para o casamento praiano é bacana apostar em opções de tecidos naturais, como linho, algodão e viscose.

O noivo pode usar paletó e calça ou somente colete e calça se o dia estiver muito quente.

Não é necessário usar terno com colete ou gravata.

Para os noivos mais modernos, as bermudas sociais com paletó ou colete são bem aceitas.

 

O traje do noivo no verão

Calma, não precisa sofrer!

Nos dias quentes está liberado usar apenas colete e calça para casamentos ao ar livre, ou paletó e calça em tecidos leves, que podem ser naturais ou na nobre lã fria, que é térmica.

As cores frias são mais adequadas. Evite os trajes em tecidos sintéticos, pois são muito quentes e podem fazer o noivo suar demais.

Independente da formalidade, cor ou modelo, o que realmente importa é que o traje seja moderno, bem confeccionado e com caimento perfeito.

Fique atento às deformações, costuras repuxadas ou marcas de costuras devido a constantes ajustes.

Dica extra da Maximu’s

A modelagem Slim Fit está em alta e parece que veio pra ficar: ternos e trajes mais sequinhos, rente ao corpo, com paletós mais curtinhos, acinturados e com lapelas estreitas e calça skinny.

Gostou das dicas? Aproveite outras inspirações a seguir e fale com a Maximus Rigor, que é expert e vai te ajudar a garantir uma modelagem perfeita para o traje!

Fornecedores dos Sonhos

Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Maria Luísa

Estudante de jornalismo, dona de uma mente curiosa e inquieta. Conhecendo as coisas mais legais do mundo e transbordando amor em forma de palavras.

Deixe um comentário