Hoje viemos, super empolgados, conversar sobre um assunto do qual somos muito fãs: casamentos sustentáveis.

Um tema recorrente nos últimos anos, a sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, que começam a se atentar e colocar em prática ações que diminuem o impacto que causamos ao meio ambiente.

Por que, então, não levar isso para o mundo dos casamentos também? Muita gente já considera investir em práticas eco-friendly para o grande dia, e como nós estamos sempre de olho nas tendências, viemos te contar tudo que você precisa saber sobre isso.

O que são casamentos sustentáveis? Quais ações podem ser aplicadas ao seu evento para gerar menos impacto ambiental? Tudo isso e muito mais o Noiva Ansiosa te conta agora!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

AFINAL, O QUE SÃO CASAMENTOS SUSTENTÁVEIS?

Não precisamos analisar muito para descobrir que em um evento do tamanho de um casamento, que envolve muita estrutura, há uma grande quantidade de lixo produzido, além de desperdício de material – principalmente de comida – e muito consumo de energia elétrica.

Um casamento ecologicamente correto é organizado de maneira a promover o consumo consciente de todos os itens que serão utilizados no grande dia.

Isso não significa que a sua cerimônia não será como você idealizou, ou que vai ser preciso deixar algo de fora, mas sim que tudo será feito de maneira que cause o menor impacto possível à natureza. 

O QUE POSSO FAZER PARA TER UM CASAMENTO ECO-FRIENDLY?

Adaptar seu casamento para que ele seja sustentável é muito mais simples do que você imagina.

Olha só algumas medidas que você pode adotar:

CONVITE RECICLÁVEL

Você pode fazer os seus convites com papel reciclado, imprimi-los em papel semente, enviá-los por email e/ou usar tintas à base de água. 

Além de ajudar o planeta, essa atitude já mostra logo de cara que os noivos têm uma preocupação ecológica!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

CERIMÔNIA E FESTA NO MESMO LOCAL

Esse é um jeito super fácil de reduzir a emissão de carbono causada pelos carros. 

Se você optar por fazer a cerimônia em um lugar e a festa em outro, uma dica interessante é contratar um serviços de transporte para levar seus convidados. 

Incentivá-los a oferecer caronas uns para os outros também é uma boa pedida!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

UTILIZAR A LUZ DO DIA OU INVESTIR EM FONTES MENOS PREJUDICIAIS

Fazer seu casamento durante o dia diminui muito o consumo de energia elétrica, já que haverá bastante luz natural que pode ser aproveitada!

Agora, se o casamento rolar à noite, vale usar lâmpadas de LED, que iluminam e economizam mais energia do que as lâmpadas comuns. 

Apostar em velas (feitas com cera de abelha) é uma opção que, além de sustentável, ainda dá um toque especial na decoração!

MÓVEIS DE MATERIAIS RECICLADOS OU NATURAIS

Eles podem ser feitos com madeira reaproveitada (conhecida como madeira de demolição) ou com fibras naturais.

Você também pode considerar a utilização de móveis antigos que foram restaurados. Dá uma carinha vintage que é puro charme!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

APROVEITAR A NATUREZA

Use folhas e plantas de poda natural, envasadas ou arranjos na água. A espuma floral deve ser evitada, pois é proveniente do petróleo e, portanto, poluente.

Tente também escolher flores de produtores locais e características da estação.

VESTIDO

O seu vestido pode ser alugado ou reutilizado – imagina só casar com o vestido que foi de alguém importante na sua vida, como sua avó ou sua mãe?

Caso use um vestido feito especialmente para você, opte pelos tecidos naturais – seda e algodão orgânico são boas opções. Depois você ainda pode reformá-lo para dar uma cara nova e usá-lo em outras ocasiões.

Outra boa pedida é doar ou vender o modelito após o uso, estimulando também o consumo sustentável de roupas.Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

CARDÁPIO

Fale com o buffet responsável pelo evento para montar um cardápio ecologicamente correto, dando preferência para alimentos da estação e região, e utilizando produtos orgânicos.

Vale também abrir mão dos canudos de plástico e substituí-los pelos de papel!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

LEMBRANCINHAS

Aproveitando que o tema é o cuidado com a natureza, por que não distribuir mudas de plantas como lembrança?

Você pode aproveitar para escolher aquelas que têm um significado especial para o casal!Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

CASAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA VIDA REAL

Um ótimo exemplo de cerimônia sustentável na vida real foi casamento da influencer Carol Jannini com o empresário Ivan Zarzur.

O casal decidiu planejar todo o casamento para ser o mais sustentável possível, começando pelo vestido da noiva: feito com renda francesa e bordados de cristal, ele foi devolvido para que a marca pudesse reutilizar todo o tecido.

Na lista de presentes havia a opção de fazer doações para instituições, como o Instituto Luiza Mel, Greenpeace e Graac, e os convites foram todos depositados em uma caixa para que posteriormente fossem reciclados!

A decoração não teve nenhum tipo de plástico ou papel. Os doces não estavam em forminhas, os guardanapos eram de tecido e a maior parte da decoração foi feita com papelão. As flores foram utilizadas em forma de buquê, para que fossem reutilizadas depois.

Sobre a decisão por um casamento sustentável, Carol contou: “Esse tema faz parte do meu dia a dia, é algo com que eu e o Ivan nos preocupamos sempre, e no nosso casamento não poderia ser diferente. Quis usar minha influência para mostrar que é possível sim incluir a sustentabilidade na nossa vida, e fazer um casamento chique, bonito e que ainda assim não prejudique o meio ambiente”. 

Nós amamos!

Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

Adotar práticas que agridem menos o meio ambiente é, além de uma tendência, algo cada vez mais necessário e, como mostramos por aqui, é mais do que possível fazer um casamento eco-friendly maravilhoso sem perder a beleza.

Um evento 100% sustentável pode ser inviável, mas é um grande começo que nos esforcemos para tornar essa data importante ainda mais especial!

Quer mais?

Eis algumas imagens inspiradoras que tem tudo a ver com o conceito eco-friendly.

Tendência | Dicas e sugestões para casamentos sustentáveis

 

E você, adotará alguma medida relacionada aos casamentos sustentáveis?

Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Stephanie Antunes

Estudante de História da Arte e criadora de conteúdo. Amante de gatos e faladora. Nas horas vagas gosta de conversar sobre astrologia e os mistérios da vida.

Deixe um comentário