Olá, ano novo! Com um ano novinho pela frente, não poderíamos deixar de trazer o clássico e tão aguardado post sobre as principais tendências para casamentos em 2020. E  já adiantamos que tem muita coisa chegando por aí!

Pesquisamos e analisamos minuciosamente tudo aquilo que vai bombar no Brasil e no mundo.

As tendências para cerimônias, vestidos e decoração estão sempre mudando, no entanto, com a ajuda da nossa lista, você poderá eleger os itens que tem mais a ver com você e com o seu grande dia.

Antes de mais nada, lembre-se: nenhum modismo deve estar acima dos desejos e da sintonia do casal. Por isso, não é necessário que você siga essa lista à risca, pelo contrário, aproveite as inspirações para dar um toque mais personalizado ao seu casamento.

A melhor tendência continua sendo o amor. Combinado?

Com vocês, as principais tendências para casamentos em 2020.

Casamentos sustentáveis

Já falamos disso por aqui, mas não custa repetir. Os casamentos sustentáveis estão entre as principais tendência para casamentos em 2020. Isso porque a questão da sustentabilidade não sai dos holofotes no mundo inteiro.

Além disso, a consciência ecológica é um assunto cada vez mais presente no nosso dia a dia e isso, obviamente, também aparece na indústria de casamentos.

Ou seja, o casamento 2020 tem uma intenção bem definida: unir festa e sustentabilidade.

Para isso, os casais podem procurar por espaços e decorações eco-friendly e livres de plástico, por exemplo.

Aliás, uma das maneiras mais eficazes de se organizar um casamento sustentável é escolhendo fornecedores locais, priorizando assim os alimentos orgânicos e dando preferência a produtos feitos de material reciclado.

Essas soluções ainda incluem jantares veganos, uso de transporte coletivo e itens feitos de papel reutilizável.

Participação dos pets

Se os noivos são orgulhosos pais de pets, por que não deixar que eles participem desse grande dia?

Os animais de estimação sempre agradam os convidados e rendem cenas muito fofas!

Seja para levar as alianças, acompanhar os pajens ou simplesmente para curtir a celebração com o restante da família, uma coisa é certa: pets são presenças pra lá de especiais e seguem com tudo em 2020!

Vestidos com tule

O tule foi o centro das atenções nos principais desfiles de moda pelo mundo, por isso, não é surpresa que ele chegue com tudo também nas tendências de casamento para 2020, migrando das passarelas para as coleções Bridal.

Mas espera aí, tule não é exatamente uma novidade no universos dos casamentos, certo? A questão é que, em 2020, ele terá ainda mais destaque!

Por se tratar de um tecido romântico e flexível, que pode ser costurado em várias camadas, ele dá o ar da graça de maneira mais fashionista, com propostas inovadoras e até diferentonas.

Pode anotar: tule é a pedida ideal para noivas que querem vestidos arrebatadores e surpreendentes.

Vestidos no estilo Vitoriano

Mangas bufantes, corte império, cintos e grandes laços e até uma pegada de fada moderna. 

A gola alta, que tem um ar de época, foi atualizada e aparecerá acompanhada de babados, camadas de renda e tule e saias fluidas.

É o boho se reinventando e ganhando nova roupagem.

Vestido de noiva com bolsos e mangas

Ao que tudo indica, os vestidos de noiva com bolsos são uma das tendências para casamentos em 2020.

Do ponto de vista prático, não é difícil entender o motivo: eles são ótimos para guardar o celular, um lenço, o papelzinho com a cola do discurso e até mesmo um batom.

As mangas também estão voltando.

Renunciados nas décadas 50 e 60, os vestidos mais longos e elegantes estão passando por um renascimento.

Mangas compridas, por exemplo, podem ser combinadas com um decote nas costas para equilibrar e adicionar um toque de sensualidade na composição do look.

Outro contraste perfeito para esse estilo é uso de flores grandes e chamativas nos buquês das noivas.

Nesse quesito, as noivas estão pedindo, inclusive, que flores mais específicas e sazonais sejam incorporadas aos seus buquês. Elas também estão adicionando itens e objetos com significado.

Trocar de vestido para curtir a festa

Trocar o vestido da cerimônia por outro modelito para a recepção não é algo novo, mas ganha cada vez mais espaço e deve bombar em 2020!

Sim, o uso de um segundo vestido de casamento para recepcionar os convidados está em alta.

Essa tendência foi acompanhada pelo mundo todo durante a recepção do casamento real da duquesa de Sussex, Meghan Markle, e do príncipe Harry. Estamos falando de maio de 2018, mas a ideia teve ainda mais adeptas a partir daí.

Em 2019, o vestido pós-cerimônia também caiu na graças de noivas como Ellie Goulding e Hailey Bieber.

Geralmente o segundo modelo é um vestido de cor pastel, mais sexy que o vestido de noiva convencional.

Ele também pode ter mais movimento e menos tecido, deixando algumas parte do corpo mais expostas.

Pessoalmente não é a nossa trend favorita. Aqui no blog somos apegadas ao vestido oficial.

E você, o que acha?

O convite  como protagonista

Seu convite de casamento deve dar o tom do que os convidados encontrarão no casamento, mas essencial mesmo é que ele traga a personalidade dos noivos.

Ao invés de um modelo padrão, você pode optar por um convite de papel reciclado e tintas à base de soja, por exemplo, ou criar um modelo único com uma vibração moderna, cores ousadas e texturas diferenciadas.

A novidade é essa: o convite como protagonista.

Veremos muita geometria, texturas, arte e processo artesanal.

Casamentos ao ar livre (inclusive na cidade!)

Cada vez mais casais estão optando por celebrar ao livre, não só no campo ou na praia, mas também em jardins e até em cenários urbanos.

Essa tendência também vem acompanhada de outra: o uso de mesas comunitárias para casamentos mais intimistas, com poucos convidados e com mais investimento na infraestrutura e em bons fornecedores.

Parece que a grande sacada aqui é unir descontração e qualidade.

Toques pessoais

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das nossas tendências favoritas para casamentos em 2020 favoritas!

Trata-se da incorporação de toques pessoais nos elementos tradicionais do casamento, como o véu e os sapatos.

Essa personalização pode aparecer de diversas formas, como as patinhas de um animal de estimação bordados nas bainhas do vestido ou as iniciais do casal feitas com miçangas nos sapatos. Aqui vale usar – e muito – a imaginação.

Em uma era de redes sociais, personalizar cria um fator de destaque que renderá, inclusive, posts memoráveis.

Jantar pré casamento

A realização de uma reunião na noite anterior ao casamento é algo cada vez mais procurado pelos casais.

Isso vai de encontro com o tradicional jantar de ensaio americano e promete ser uma das principais tendências para casamentos em 2020.

Não se assuste! Resumindo, a proposta é uma refeição organizada para cerca de 30 pessoas na noite anterior ao SIM.

A parte mais bacana é que essa reunião serve como aquecimento. As famílias podem se conhecer e os amigos podem interagir de maneira mais solta. Tudo de bom!

Casamentos intimistas

Os encontros informais têm figurando no topo da lista de tendências para casamentos em 2020.

Ou seja, sair convidando deus e o mundo para o seu evento é coisa do passado. Agora, os casais optam por celebrações mais intimistas, junto aos parentes e amigos mais próximos.

Com isso é possível investir mais em detalhes, caprichando na gastronomia e na decoração.

Também chamadas de mini weddings, essas celebração tendem a contar com cerca de 50 convidados ou menos. Elas também podem manter a tradição formal, adotar uma abordagem mais moderna ou mesclar ambas.

Além disso, essa tendência permite que os noivos consigam aproveitar o dia com todos os convidados.

Decoração e cores extravagantes

O fato de convidar menos pessoas não significa que você tenha que diminuir o glamour. Inclusive, outra tendência para decoração em 2020 é justamente a utilização de elementos chamativos.

Vale ter fogos de artifício (sem barulho, por favor!), nuvens de fumaça, balões com led, peças gigantescas, arcos florais e luzes coloridas.

A ideia aqui é usar elementos que tirem o fôlego.

Paletas básicas? Na-na-ni-na-não! Uma das novidades de 2020 é que as cores neutras darão espaço para tons extravagantes e misturas alegres.

A proposta, mais uma vez, é que os casais entrem em contato com seu estilo pessoal e coloquem esse estilo na decoração da festa.

Se você gosta de uma tonalidade específica, é uma ótima oportunidade para usá-la no grande dia, de preferência sem moderação!

Inclua a cor que você ama em lugares inesperados: copos, cadeiras e guardanapos, detalhes, flores e até no bolo.

Use e abuse das luzes

Uma excelente iluminação pode fazer o seu casamento brilhar ainda mais!

Não é nenhuma surpresa que uma das principais tendências para casamentos em 2020 seja a iluminação do ambiente.

Pois é, as luzes podem definir o tom e o humor do seu evento.

Inclusive, aqui vale inovar e pensar fora da caixinha: lanternas suspensas, lâmpadas industriais, varais de luzes, lustres vintage… Não faltam maneiras de dar um toque especial para a festa!

Capim dos pampas (de novo!)

O capim dos pampas brilhou em 2019 e continuará como uma das opções de decoração mundo afora em 2020.

A novidade é que muitos decoradores já usam o item de novas maneiras, adicionando flores tingidas e secas aos arranjos, que geralmente têm estilo boho. 

Com movimento e textura em alta, o capim dos pampas e outros elementos parecidas com penas estão com tudo, inclusive nos buquês!

Alianças artesanais

Uma das tendências de casamento para 2020 é, por mais incrível que possa parecer, a escolha conjunta das alianças. Parece que os casais estão percebendo o significado que essa joia necessita ter para ambos.

Aqui, acaba entrando também uma outra tendência: a de optar por alianças artesanais.

Feitas por encomenda e em baixa escala, as alianças de produção artesanal possibilitam maior liberdade de escolha para o casal e apresentam conceitos que trazem mais significado e personalidade.

Alianças Brazil & Murgel

Cores e vestidos diferentes para as madrinhas

Ter madrinhas de casamento é uma tradição que, aparentemente, não vai acabar tão cedo (ainda bem!), mas a questão de como vesti-las evoluiu muito!

Mostrar a personalidade das madrinhas, ao invés de colocá-las em um “uniforme pastel”, é uma tendência para o ano novo!

Com isso, podemos ver uma mistura de estilos, cores, decotes e estampas alegres.

Resumindo: ainda é possível fazer com que os trajes combinem, desde que isso considere o estilo de cada madrinha.

Padrinhos e madrinhas sem divisão de gênero

Com a crescente escolha dos casais por casamentos fora da igreja – e muitas vezes ecumênicos ou sem qualquer menção religiosa -, há grande abertura para que algumas tradições se adaptem.

É o caso da escolha dos padrinhos e madrinhas.

Uma das tendências em 2020 é que noivos e noivas escolham seus padrinhos sem se importar com o sexo.

Sim, grupos mistos serão cada vez mais comuns nas cerimônias!

O mais legal é que o casal pode optar pelos amigos mais queridos, sem a dor de cabeça de pensar em pares.

Cá entre nós, a gente ama essa possibilidade!

Cabelos despojados

Alguns chamam isso de efeito Meghan Markle. E talvez seja isso mesmo.

Umas das principais tendências para casamentos em 2020 é o uso de um cabelo mais leve, natural e despojado.

Seja com um coque desfeito, como aquele usado pela duquesa de Sussex, ou com tranças despenteadas.

Essa é a tendência perfeita para as noivas que desejam evitar aqueles penteados tradicionais e corriqueiros, que sempre aparecem associados aos casamentos.

Bolo de casamento com flores e arte

O bolo, como não poderia deixar de ser, é uma tradição que os casais não abrem mão.

A boa nova é que eles evoluíram dos tipos tradicionais com frutas para grandes obras de arte cobertas por flores comestíveis, glacê pingado e até mesmo gin.

Até o duque e a duquesa de Sussex foram criativos e serviram, durante o seu casamento em 2018, uma composição moderna de limão e sabugueiro, ao invés do tradicional bolo de frutas.

Misticismo

Se tem um tema que promete fazer parte das tendências para casamentos em 2020, esse tema é o misticismo.

Repleto de espiritualidade, esse movimento combina diversos elementos, desde cristais até cabines fotográficas da aura.

Gostou da ideia? A única recomendação é tomar cuidado para não forçar a barra com os convidados.

Aposte em coisas simples, como dar lembrancinhas com cristais de quartzo rosa (a pedra clássica do amor) e pedir para que as pessoas transmitam boas energias e bons desejos para algum objeto específico durante a cerimônia.

Cardápios inclusivos

Os casais estão mais preocupados com a inclusão dos convidados quando se trata de gastronomia.

Convidados vegetarianos? Sem problemas. Com alergia a algum composto específico? Nós podemos resolver isso.

A grande questão aqui é que todos os seus convidados possam aproveitar uma grande variedade de pratos e drinks. As bebidas não alcoólicas, por exemplo, são uma boa pedida.

Por fim, a adição de “fizz” (água com gás, champanhe e qualquer outra bebida que faça surgir bolhas de verdade) continua sendo uma ótima opção, pois elas conseguem encantar os foliões com a sua natureza comemorativa.

Mesas decoradas com frutas e flores comestíveis

No que diz respeito ao quesito recepção e às tendências para casamentos em 2020, essas são as duas grandes novidades para o ano que vem.  Para isso, aposte em mesas comunitárias com configurações mais artísticas.

As flores comestíveis podem aparecer congeladas em cubos de gelo, compondo saladas ou polvilhadas em cima de sobremesas. Tudo pensando para criar um design artístico e convidativo.

Cenários estilosos para fotos

A gente ama foto lembrança e cantinhos instagramáveis!

Em 2020 a proposta aparecerá como destaque, e uma pedida é criar espaços especiais para verdadeiras sessões fotográficas!

Sim, esse tipo de experiência envolve mais diversão, detalhes e investimento.

O importante é pensar não só em um fundo para fotos, mas em um cenário que converse com o restante da festa.

As principais tendências para casamentos em 2020 ainda são as suas!

Embora nossas dicas sejam populares, os noivos devem sempre fazer as coisas do seu jeito.

Como já foi dito, nenhuma tendência supera o seu próprio estilo!

Aliás, a principal tendência sempre será o amor, um elemento essencial e atemporal para qualquer casamento.

Lembre-se: organizando tudo com carinho e cuidado, não tem como dar errado!

Independente das suas escolhas, conte com o Noiva Ansiosa e com os nossos Fornecedores dos Sonhos.

Não esqueça de seguir o nosso Instagram, onde rolam novidades diárias, e também o Pinterest.

Em 2020, com tendências ou recheado de tradições, uma coisa é certa: estaremos aqui para fazer parte do seu sonho!

Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Camila Pusiol

Leonina, jornalista, redatora e social media. Apaixonada por Harry Potter, comédias adolescentes e boas celebrações. Também gosta de decorações, docinhos, quitutes, música ao vivo e casamentos no geral.

Deixe um comentário