Que tal organizar um casamento sustentável? A preocupação com o meio ambiente também pode fazer parte do seu casamento, contribuindo para que o evento seja incrível e não prejudique o meio ambiente.

Existem algumas premissas que precisam ser respeitadas para que o casamento seja mais sustentável. Por isso, separamos várias dicas que poderão ajudar.

Acima de tudo, um casamento que respeita o meio ambiente é um casamento mais leve, consciente e feliz.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Os 3 R’s do casamento sustentável

O casamento sustentável tem 3 fatores que funcionam como direcionamento, para que a festa seja realmente sustentável.

Reduzir

O primeiro R do casamento sustentável é o de reduzir. É preciso reduzir o impacto da festa.

Pense em tudo que é desnecessário e procure minimizar o impacto ambiental.

Uma maneira de reduzir, é calcular muito bem a lista de convidados. Assim, tudo que for comprado e usado seguirá exatamente a demanda, evitando desperdícios.

Reutilizar

Outro R do casamento sustentável é o de reutilizar.

Existe, por exemplo, a possibilidade de alugar itens que poderão ser utilizados por outras pessoas. De modo que, essas peças serão reutilizadas várias vezes ao invés de uma participação pontual na sua festa.

Reutilizar é importantíssimo. Afinal, a reutilização evita que produtos se tornem lixo.

Percebe como tudo é uma questão de escolha, sendo possível ajustar e enquadrar vários aspectos da festa? É possível reduzir o impacto de um casamento sem que a celebração fique feia ou monótona!

Reciclar

O terceiro R do casamento sustentável é o de reciclar. É importante conversar com todos os fornecedores, para que eles tenham o cuidado de separar o lixo orgânico do reciclável durante a festa.

Além disso, inserir elementos reciclados no evento é uma maneira de reduzir o impacto da festa.

Troque a chuva de arroz por ideias sustentáveis. Veja nossas dicas!

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

O que evitar no casamento sustentável?

Quando o objetivo é reduzir o impacto da festa, é importante pensar em alguns aspectos que devem ser evitados.

Afinal, são poluidores potenciais e desnecessários para que a festa fique incrível.

Eis a lista do que evitar:

  • Usar balões de gás hélio ou bexigas de LED. Esse tipo de adorno é solto durante a festa e polui a atmosfera;
  • Evite usar papel laminado picado, esse tipo de item é impossível de limpar. Em geral, eles são levados pelo vento e acabam poluindo o espaço;
  • Bolo fake com pasta americana que só serve para a foto e posteriormente é descartado. É interessante fazer um bolo bonito e natural, que será comido pelos convidados após o corte da primeira fatia;
  • Evite excessos de embalagens em geral, como embalagens individuais para que cada convidado ganhe um leque. Prefira entregar o leque sem embalagem para diminuir os resíduos após a festa;
  • Acessórios de pista, como plaquinhas, óculos e pulseira de LED só geram mais lixo. Que tal evitar?
  • Evite excessos de papelaria também. Converse com a empresa de papelaria e pensem juntos em opções para itens como a tag de carro, cartão de agradecimento, tag do bem casado e outros detalhes;
  • Evite canudo de papel. Prefira os biodegradáveis caso os canudos sejam indispensáveis;
  • Prefira embalagens biodegradáveis, evitando o uso de papel de bem casado e forminhas que serão enviadas para o lixo.

Com passos simples e criatividade, o casal elimina excessos e faz trocas inteligentes, garantindo um casamento com menor impacto ambiental.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Escolha fornecedores e produtores locais

Escolher fornecedores e produtores locais para produzir o seu casamento, é uma maneira eficiente de reduzir o impacto ambiental da festa.

Dessa forma, o casal evita que um produtor precise viajar até o local da festa, gastando combustível que polui o meio ambiente.

Além disso, o evento tende a incentivar o comércio local, o que é uma prática muito interessante e saudável.

Outra dica com relação aos fornecedores, é solicitar que o buffet tenha frutas e alimentos da estação. Esse tipo de cuidado é interessante para evitar a compra de alimentos que não estão saborosos como deveriam.

Além de ser um cuidado com o meio ambiente, afinal, as frutas da safra estão em seu tempo correto de cultivo e não demandam o uso de pesticidas e técnicas para que possam ser colhidas antes do tempo.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Lembrancinhas duráveis

É interessante pensar em lembrancinhas de casamento que sejam duráveis e que possam realmente ser utilizadas posteriormente.

Uma ecobag, por exemplo.

A ecobag não deve ter como estampa uma foto dos noivos. Muito embora pareça uma ideia fofa, o ideal é criar algo delicado, que não gere mais lixo após o casamento.

Portanto, cabe pensar em opções de lembrancinhas que possam ser reutilizadas e que façam sentido dentro da temática de casamento sustentável.

Vestido de noiva e look do noivo

A sustentabilidade também pode fazer parte do visual dos noivos e padrinhos.

Preferir tecidos naturais com tingimento natural, por exemplo, é uma maneira de evitar que o look seja um fator a gerar mais poluição.

Existem empresas que são especializadas nesse tipo de peça, atendendo a demanda de noivos exigentes.

Afinal, é preciso estar se sentindo bem com o próprio visual durante toda a festa. Mas para isso, não é preciso abrir mão da causa na qual o casal acredita.

Fazer um casamento sustentável é totalmente possível! E diferentemente daquilo que a maioria das pessoas acredita, o casamento sustentável não é mais trabalhoso que o tradicional.

Na realidade, as preocupações do casal são naturais quando ambos levam um estilo de vida sustentável. O que faz com que, naturalmente o casal se preocupe com a destinação do lixo, o uso de canudos e todos os outros aspectos anteriormente levantados.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Decoração de um casamento sustentável

É interessante pensar na decoração de um casamento sustentável, de modo que, os itens utilizados se conectem com a proposta.

Velas biodegradáveis, por exemplo, são uma boa opção para agregar charme para a iluminação do casamento, tornando o visual incrível e sem gerar um grande impacto ambiental.

Usar plantas naturais como pequenos cactos plantados em vasinhos coloridos, é uma maneira de decorar sem utilizar algo que posteriormente será descartado.

As mudas de cactos podem ser doadas como lembrança do evento para seus convidados, que utilizarão a planta para adornar a própria casa, lembrando com carinho de seu casamento.

Outra dica interessante é sempre procurar produzir por conta própria os itens que serão usados.

O faça você mesmo é uma maneira de garantir que os itens da decoração serão de procedência correta e terão a identidade dos noivos.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Confira nossa página especial sobre casamento sustentável

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Local para o casamento

Escolher um local aberto, com boa circulação de vento e próximo de onde a maioria das pessoas convidadas mora, por exemplo, é uma boa opção.

Aproveitando o início da manhã para fazer o casamento, que pode terminar com um almoço e festa ou um brunch.

Dessa forma, não é preciso reservar um local fechado, com iluminação artificial, refrigeração artificial e vários aparelhos gastando energia.

Outra possibilidade, é procurar um espaço que seja sustentável. Alguns buffets já utilizam energia solar para a iluminação e refrigeração do espaço, garantindo que o uso da energia não será um fator a gerar poluição.

Buscar por ambientes que são responsáveis e empresas que acreditam no estilo de vida mais sustentável é uma forma de facilitar o planejamento de todo o casamento.

Afinal, quando os fornecedores se preocupam com a mesma causa que o casal, é natural que os desejos dos noivos sejam mais facilmente respeitados.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Alianças de casamento: é possível reciclar?

Você sabia que para obter uma nova aliança de ouro, é gerado um grande impacto ambiental por causa da mineração?

Por isso mesmo, alguns casais reciclam até mesmo as alianças.

Para tal, é possível derreter alguma peça de ouro já existente, como um brinco que o par foi perdido, para fazer a aliança.

Outra maneira de evitar o impacto da mineração é usar uma aliança de segunda mão. Existem muitas alianças à venda no mercado.

Se o casal preferir, pode também utilizar uma aliança que tenha ficado de herança na família. Sendo uma peça repleta de valor simbólico para os noivos que estão casando, afinal, pertenceu a alguém amado.

Existem várias maneiras de evitar a compra de uma aliança nova. As alianças antigas podem ser personalizadas para que o casal use com uma nova identidade, representando um novo começo.

Que tal pensar nessa ideia?

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Faça um plantio!

Uma forma de atuar diretamente na redução de qualquer impacto causado pela festa de casamento, é fazendo o plantio de sementes ou mudas.

Para fazer isso de maneira correta, é interessante manter contato com ONGs ou plantar em alguma região liberada de sua cidade.

Em todo o país, existem áreas mais afastadas que podem e precisam desse tipo de ação para a recuperação da vegetação natural.

É importante se informar sobre o tipo de planta que deve ser colocada nesse lugar. Afinal, não é qualquer vegetação que se adapta, sendo importante escolher as sementes e mudas corretas para reflorestar a área.

Plantar mudas é uma maneira de reduzir qualquer tipo de impacto que seu casamento possa ter gerado. Além de ser uma maneira gostosa de ter contato com a natureza.

Sementes e mudas para presentear

Um casamento sustentável dá um recado para os convidados, que podem passar a se atentar mais para o meio ambiente.

Uma forma de incentivar um comportamento mais consciente em seus convidados, é justamente oferecer como lembrancinha de casamento algumas mudas ou sementes.

De forma que, todo convidado possa levar essa mensagem para casa, gerando em cada um de seus amigos mais consciência sobre o meio ambiente e a importância das ações de cada um.

Oferecer uma mudinha é, por si só, uma grande gentileza.

Paleta de cores: inspirações lindas de viver

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Se divirta durante o processo

Enfim, planejar um casamento não precisa ser estressante e difícil. É completamente possível ter uma linda festa, que seja sustentável e não cause estresse para o casal.

Assim, procure encontrar os fornecedores certos e um assessor que compartilhe da preocupação com o meio ambiente.

Casamento e sustentabilidade | Guia completo sobre casamento sustentável

Agora que você já tem várias inspirações para um casamento sustentável, que tal colocar nossas dicas em prática?

Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário