Hoje o papo tem a ver com a organização do “sim”, mais especificamente com relação ao item mais difícil e polêmico de todos: a lista de convidados.
 
Para tirar dúvidas e ajudar quem está lidando com os empasses da lista, convidei a Tahaluf Assessoria para trazer algumas sugestões.

Vamos ao passo a passo?
 
POR ONDE COMEÇAR?
 
Quando o casal faz da fase de organização do grande dia um período especial, o resultado são lembranças inesquecíveis!
 
A primeira degustação, a escolha do espaço, a contratação do fotógrafo e a primeira prova do vestido. Cada detalhe conta!
 
Agora, quando chegam na lista de convidados, muitos se desesperam. É o momento no qual você quer convidar todo mundo, do primo que se mudou para a Inglaterra há 4 anos até a colega de trabalho que vai puxar a turma toda com ela, incluindo o chefe, a estagiária e todos os outros que fazem parte da equipe… E por que não o escritório inteiro?
 
Pois é… Mas você tem um orçamento para gastar, e um convidado extra corresponde a um custo extra. Assim, a lista precisa ser feita com muito cuidado, amor e carinho.
 
Respire fundo. Estamos aqui para ajudar a tornar esse momento um pouco menos sofrido!
 
Primeiro, pensem no tipo de casamento que querem. Se é algo mais intimista, com a sua família e amigos mais próximos ou se abrirão o leque para parentes distantes, colegas de trabalho e aqueles amigos/conhecidos da academia, clube, viagens.
 
Claro que existe o intermediário, você só precisa ter muito claro que tipo de convidados deseja ter na sua festa.
 
Quer que ela seja mais íntima ou aberta para pessoas que não necessariamente te conhecem pra valer?
 
Depois você vai olhar para o seu orçamento e para o espaço da recepção (se é que já foi escolhido). Não dá para fazer uma lista de 300 pessoas se o espaço que você escolheu comporta no máximo 250. Você não vai querer que seus convidados fiquem mal acomodados, não é?
 
E claro, quanto mais convidados, maior será o valor que terá que investir em mobiliário, buffet (que tem seu valor estipulado por pessoa), lembrancinhas, bem casados, e por aí vai…
 
A LISTA
 
Vamos começar a lista. É hora de se divertir!
 
Comecem sem restrições. Primeiro pelos familiares e amigos mais próximos, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum. Depois coloquem os parentes mais distantes, outros amigos, amigos de amigos, amigos dos seus pais, pais dos seus amigos, papagaios, periquitos, cachorros… Façam a lista quilométrica para depois começarem a cortar!
 
Não adianta fazer uma primeira lista restrita, porque depois vão começar a lembrar de um e de outro que não se encaixam no perfil da festa que vocês definiram lá no começo. E aí começa a embananar tudo!
 
Importante! Assinalem aqueles que podem acabar causando algum problema no dia (aquele que bebe demais, a nova esposa do seu tio que traiu a sua tia). Isso servirá para um possível corte ou para alertar a sua assessora.
 
Em seguida separem os convites do noivo, da noiva e da família de ambos. O que sugerimos é metade para a noiva, metade para o noivo e cada um separa 1/4 do seu bolo para os convidados dos seus pais.
 
OS CORTES
 
Hora de começar a fazer os cortes. Algumas perguntas podem facilitar:
 
♥ Querem crianças na festa?
 
♥ Vão convidar os namorados e namoradas dos amigos? Mesmo aqueles que vocês não conhecem? Mesmo dos amigos não muito próximos?
 
♥ Vão convidar as pessoas com quem não falar há anos? Aquele primo da Inglaterra é superimportante?
 
♥ E os colegas de trabalho? Eles já convidaram para as festas deles?
 
♥ E aquelas pessoas que podem causar problemas?
 
Para isso, preparamos o infográfico a seguir.
lista de convidados do casamento
A pergunta mais interessante e importante é: essa pessoa deixará seu casamento mais divertido?
 
Afinal, o mais importante de um casamento é a diversão e a alegria dos noivos. São vocês que devem estar felizes. Se a felicidade de vocês está em dizer SIM na frente de poucos e bons amigos, papai e mamãe… Será um lindo dia! Assim como será lindo se você quiser convidar a cidade inteira para ver seu sorriso brilhar!
 
O que vale é isso, saber qual é o seu desejo e não ter medo de dizer não ao impulso de convidar todo mundo.
 
Ah! Mais uma dica: não esqueça de fazer o RSVP (confirmação de presença). Ele pode abrir espaço para que você convide pessoas que à princípio estariam cortadas.
lista de convidados do casamento 2Que dicas, hein?
 
Sabendo aproveitá-las você se poupará das dores de cabeça e evitará saias justas.
 
Não é à toa que a Tahaluf Assessoria está entre os meus profissionais do coração no Guia dos Sonhos.
 
Para saber mais sobre o trabalho da Tahaluf, CLIQUE AQUI.
Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário