O papo de hoje é sobre um item essencial no casamento. Não, não estou falando do vestido de noiva.
 
Você já parou para pensar na importância de contar com uma assessoria?

Eu sei que para muitos casais o início da organização não faz muito sentido e ficamos um pouquinho perdidos, afinal, para a maioria é a primeira vez como noivo e noiva.
 
A gente mal sabe definir a lista de convidados, que dirá entender o papel da assessora.
 
Por isso convidei a Amanda, da Amor.a Assessoria, para dar algumas dicas sobre como é feito o trabalho de assessoria.
 
Bóra entender direitinho e depois compartilhar tudo isso com seu parceiro?
 
Para começar, você precisa saber que a assessoria parte de 3 princípios: planejar, organizar e coordenar.
 
Budget
 
É fundamental respeitar o budget do casal: a assessora tem que apresentar fornecedores que se enquadrem no orçamento do casamento, e mais, saber direcionar o orçamento total nos mais diversos fornecedores envolvidos.
 
Expectativas
 
Sentir os desejos dos noivos: é o briefing, é a empatia, é entender o que vai fazer o casal mais feliz.
 
Às vezes os noivos dizem que querem a praticidade de casar num espaço com pacote completo em São Paulo, mas na verdade o que eles gostam e curtem mesmo, é um domingo ensolarado com uma cerimônia ao ar livre embaixo de uma árvore, com uma decoração super personalizada. Conhecer os noivos e seus desejos é fundamental.
 
Adequação
 
Adequar os desejos dos noivos pensando no orçamento, logística e execução: o casal quer o mágico, a banda, o trio sertanejo e a escola de samba, tudo junto. Temos que orientar sobre o melhor momento, se cabe na logística e se é algo que está realmente dentro do budget e perfil deles.
 
Prioridades
 
Entender e sinalizar as prioridades: todo casamento tem itens que são essenciais e outros que são mais figurantes. Essa separação ajuda na contratação e controle dos gastos.
 
Qual o papel da assessoria?
 
Ouvir o casal, estar atento, orientando e facilitando: a assessoria é a responsável por não deixar nenhum detalhe passar, ficando atenta ao casal e sempre disponível, facilitando caminhos e orientando nas mais diversas questões que envolvem um casamento, fornecedores, contratos, leis, direitos, logística e protocolos.
 
Tem mais?
 
Mostrar possibilidades e opções: se os noivos quiserem algo impossível, cabe a assessoria mostrar opções para realizar o que eles desejam.
 
Fornecedores
 
Se relacionar da melhor forma com todos fornecedores envolvidos: o jogo de cintura da assessora é importantíssimo para o sucesso do casamento, todos os fornecedores precisam trabalhar como equipe e em um ambiente agradável.
 
Ufa! E ainda tem extras!
 
Passar segurança para os noivos: o casal nos contrata para ter tranquilidade. Preocupações, ansiedade e estresse até podem existir, mas não podem ser a principal lembrança que os noivos terão do planejamento do casamento. Planejar um casamento é um momento único!
 
Controlar imprevistos: tudo que estiver ao nosso alcance (e às vezes fora dele também) temos que solucionar para fazer o casamento acontecer.
 
Analisar contratos assegurando direitos dos noivos: para quem não tem familiaridade com contratos, às vezes é difícil ler e interpretar tudo que aquelas letras pequenas querem dizer. Esse papel também é da assessoria.
 
Montagem de cronogramas de cerimônia/recepção e sua execução: assessoria também envolve planilhas, cronogramas, tabelas e amor! Vamos planejar, organizar e coordenar um casamento, tudo tem que estar sobre nosso olhar e controle.
 
Presença e disponibilidade: a assessora é a pessoa mais presente e envolvida no dia do casamento, quem te acompanhou nos preparativos, passou meses planejando com o casal e a responsável pelo andamento de todo casamento. Presença e disponibilidade em todo percurso são fundamentais no papel da assessoria. E acredite, a assessora é a pessoa que mais quer que tudo aconteça da maneira como foi planejado, é quem se emociona quando vê tudo concretizado e fica imensamente realizada com a felicidade dos noivos!
amora assessoria 14amora assessoria 12amora assessoria 13
Se depois de tuuudo isso você ainda acha que não precisa de uma assessora, aí vai um breve relato pessoal: comecei a organizar meu casamento sozinha e meses depois, com a contratação da assessoria, tudo fluiu com muito mais tranquilidade!
 
Vale lembrar que a Amor.a integra o nosso Guia dos Sonhos, e você pode tirar outras dúvidas ou pedir um orçamento clicando aqui.
Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário