Sol, mar e muito amor: dicas para o seu casamento na praia

Já pensou em celebrar sua história de amor com um lindo casamento na praia? A vista para o mar, geralmente sob o por do sol, conquista noivos e convidados!

O contato com a natureza e todas as pessoas queridas juntinhas formam o cenário perfeito para festa e romance!

Casar na praia tem algumas especificidades em relação ao planejamento do evento. Por isso, separamos algumas informações para te ajudar a planejar o casamento na praia.

Assim, a cerimônia será exatamente como você sonha.

Pronto para aproveitar todo o romantismo que o casamento pé na areia oferece?

Inspire-se: celebrações pé na areia que você vai amar

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Comece escolhendo a praia ideal

Quando se trata de um casamento na praia, o primeiro passo é escolher o local.

Entendam, por exemplo, se de fato desejam um casamento pé na areia, se haverá um local mais recuado para casar ou se o casamento será dentro de uma estrutura fechada localizada na praia.

Ao planejar um casamento na praia, é preciso considerar o clima. Afinal, se o objetivo é casar com os pés na areia, é indispensável optar por um período do ano que não chova.

O importante é que o casamento possa acontecer sem o contratempo da chuva. Além disso, é fundamental ter sempre um plano B.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Peyton Rainey

É preciso tirar licenças para fazer o casamento na praia

Se o planejamento é fazer um casamento pé na areia, é preciso passar por um processo na prefeitura para obter a autorização para realização do evento.

Cada cidade tem suas próprias leis em relação a esse tipo de autorização, por isso, cabe ao casal pesquisar como funciona o local desejado.

A prefeitura poderá cobrar uma taxa para a utilização do espaço público. Mas vale lembrar que, mesmo após obter a autorização, o espaço é público e outras pessoas poderão circular por ele.

Por isso, o ideal é que os noivos contratem uma boa assessoria, evitando qualquer tipo de inconveniente relacionado a pessoas invadindo a festa.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Horário do casamento na praia

É importante perceber que ninguém deseja passar horas ao ar livre recebendo sol forte, certo? Portanto, o horário do casamento na praia é algo que deve ser muito bem planejado e pensado.

O ideal é casar no final da tarde, de modo que os convidados não precisem ficar horas sentados sob o sol para participar da cerimônia.

Nesse tipo de casamento, é interessante também combinar com o celebrante que não se alongue muito. Assim o calor não será um inconveniente que proporcione desconforto para convidados ou noivos.

Quando se fala em casamento na praia, o horário entre 10h e 14h precisa ser evitado. Esse é um horário em que sempre existe ventania à beira mar, sendo inviável manter a decoração e o conforto.

Além disso, vale conversar sobre o horário com a equipe de foto e filme. Os profissionais precisam estar preparados para captar as imagens de seu casamento de acordo com o horário.

Afinal, a luz influencia diretamente no resultado do trabalho desses profissionais. Por isso mesmo, é indispensável que eles saibam o horário exato da cerimônia e possam se preparar.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Marina Maeda

Pense no conforto dos convidados

Sempre que se fala em casamento na praia, é preciso lembrar de inconvenientes como areia, clima de sol e calor.

Por isso mesmo, o cuidado com os convidados já começa no convite, lembrando a todos eles que o casamento requer roupas mais leves, tons claros e sapatos sem salto fino.

Na entrada da cerimônia, cabe também deixar um espaço de boas-vindas. Por lá, os convidados poderão beber água, trocar os sapatos por chinelos e receber leques para aproveitarem e se refrescarem.

Uma lembrancinha com protetor solar, por exemplo, é delicada e faz todo o sentido.

Se a cerimônia é pé na areia, cabe planejar a festa em área mais internas e cobertas. Afinal, o sol já terá ido embora após a celebração da cerimônia.

E dessa forma, todos podem se refrescar em ambientes planejados para dar o máximo de conforto, aproveitando cada instante da festa.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Peyton Rainey

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Casamento na praia é mais caro?

Não necessariamente! Quando falamos em fazer um casamento na praia, não significa que os noivos terão que arcar com grandes diferenças nos custos.

Tudo depende de qual será o planejamento, o local da festa e qual é o porte de seu evento. É óbvio que, um casamento para 500 convidados custa muito mais que um casamento para 200 pessoas.

Portanto, tudo depende da disponibilidade de tempo dos noivos de sentar e analisar, considerando cada aspecto do casamento para economizar.

É possível realizar o sonho de fazer um casamento na praia que seja encantador, sem que isso pese no orçamento. Principalmente se os noivos moram na região praiana onde pretendem trocar alianças.

Escolher fornecedores que estejam habituados a lidar com esse tipo de evento, por exemplo, é uma maneira de diminuir o custo de um casamento na praia. Isso contribui para que o evento fique mais viável.

Aliás, não dá para planejar um casamento sem que o casal converse sobre quanto quer gastar.

Acima de tudo, essa conversa deve existir de maneira franca e realista.

Planejar a troca de votos é trabalhoso e requer muita conversa para que as duas partes fiquem satisfeitas.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
BrittRene Photography

Estilo de decoração de casamento na praia

Quando pensamos em decoração de casamento na praia, recorrer ao estilo rústico é uma boa pedida. Esse tipo de decoração combina com o visual praiano e pé na areia.

Mas não significa que o casal deve abrir mão da elegância. Mesclar elementos é o que faz com que a decoração tenha a cara dos noivos.

Os tons mais claros combinam perfeitamente com a decoração de casamento praiano. Afinal, o ideal é que a beleza da praia seja o principal aspecto dessa comemoração, usando o cenário natural a favor dos noivos.

Por isso, é importante montar uma pastinha de inspirações para ter a sua própria decoração, com a sua personalidade.

As flores mais silvestres combinam perfeitamente com esse ambiente natural, sempre pensando em aspectos que deem leveza e naturalidade para a decoração se integrar ao cenário.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Thanos Asfis

A escolha do vestido de noiva

Falando em integração ao cenário natural, o vestido de noiva também deve considerar o local do casamento.

A princípio, o vestido de noiva para casar na praia deve ser fluído. Considere que o ambiente não requer uma peça repleta de pedrarias ou que seja pesado no corpo.

O ideal é que o vestido seja leve e que permita o movimento livre do corpo. Vale a pena inclusive optar por um modelo off white, caso o tom faça a sua cabeça.

O mesmo se aplica ao buquê da noiva. Um visual mais natural é exatamente o que o casamento na praia pede.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Visual da noiva: cabelo

O visual da noiva, assim como o vestido, deve ser o mais leve e natural. Que tal casar com os cabelos soltos em belas ondas? Esse penteado combina perfeitamente com o estilo mais despojado de um casamento na praia.

Para evitar que os fios percam o controle, é importante que você assegure uma boa hidratação e que faça um acabamento profissional. Não é porque os fios estarão soltos que eles devem estar como acabaram de sair do banho.

É indispensável que o cabelo tenha um acabamento profissional, para que você possa estar bonita em todas as fotos.

O cabelo pode, por exemplo, ser meio preso em um coque baixo com trança. Aposte sempre em produtos e penteados que possam segurar a umidade comum na beira do mar. Ou seja, cuide bem dos fios durante todo o período que antecede a festa.

Ficar atenta e estabelecer cuidados no dia a dia vai te ajudar a evitar fotos marcadas pelo frizz dos cabelos.

Se a ideia é fazer um penteado, aposte nos acessórios mais naturais. Pérolas e acessórios muito refinados não combinam com o estilo praiano.

Falando em acessórios de noiva, o casamento pé na areia pode abandonar o típico véu. O véu de noiva é uma peça que tem um peso no visual e que deixa a entrada mais clássica.

No lugar de um véu, você pode optar por colocar uma coroa de flores, por exemplo.

Lembrando sempre que essas são sugestões. O mais importante é que a noiva se sinta linda e realizada!

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Especial Ilhabela: que tal casar em um cenário dos sonhos?

Make da noiva

Assim como o visual dos fios, a make precisa acompanhar o estilo mais natural do casamento na praia. É indispensável que a maquiagem seja feita com produtos profissionais e que possam suportar a umidade.

Quando se trata da maquiagem, o visual deve ser mais leve e descontraído, nada de cílios postiços enormes ou um olho muito preto.

Valorize a beleza natural ao optar por uma maquiagem mais clean e delicada. Os tons mais terrosos combinam perfeitamente com o ambiente praiano.

É indispensável que os produtos sejam fixados com brumas e itens específicos para aumentar a fixação. Além disso, opte por produtos para a área dos olhos que sejam à prova d’água.

Assim, você pode se emocionar ao longo de cerimônia sem se preocupar com a maquiagem.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Rafa Ramos

Veja os profissionais de beleza indicados no Guia dos Sonhos

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Chris & Ruth

Sapatos para casar na praia

Não cogite a ideia de casar na areia da praia com saltos altos e finos. Esse é o tipo de sapato inadequado, causando desconforto ao caminhar e dificuldade de chegar até o altar.

Opte por sapatos confortáveis do tipo plataforma, ou mesmo por uma linda rasteirinha.

Abrir mão do conforto na hora de escolher o sapato de casamento nunca é uma boa ideia. Esse é um sapato que passará muitas horas em seus pés.

Estar desconfortável durante a cerimônia e toda a festa não é o objetivo, correto?

Antes de tudo, considere um sapato que seja apropriado, você não vai se arrepender!

Não se atrase!

Um dos desafios do casamento na praia é estar pronto na hora certa. Afinal, o atraso representa o risco de perder as fotos mais perfeitas desse visual.

Se você quer casar sob o por do sol, tudo deve ser perfeitamente pontual para que o sonho se realize.

Desse modo, uma dica indispensável para quem vai casar na praia é avaliar os horários e buscar ser pontual ao máximo.

Para tal, combine os horários com certa antecedência com maquiadores e outros profissionais responsáveis.

O noivo também deve ter consciência sobre a importância da pontualidade, para evitar mais estresse nesse dia.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Ana & Jerome

Buffet de casamento na praia

O casamento na praia requer um buffet refrescante, saboroso e leve. O ideal é apostar em saladas agridoces, que utilizam frutas e verduras em sua composição.

O peixe é muito bem-vindo como proteína nesse tipo de buffet, que obviamente deve ter outras opções para quem não gosta do menu.

No entanto, o ideal é sempre pensar nos preparos frescos e saborosos. Drinks com frutas, alimentos mais leves, saladas de fruta como opção de sobremesa mais light.

Tudo que é refrescante cai bem nesse tipo de evento, justamente para compensar o calorão que os convidados foram expostos durante a cerimônia com os pés na areia.

As comidas mais pesadas, como massas, não são os melhores pratos principais. Assim como o chocolate não é a sobremesa ideal para compor a mesa de doces.

Aposte nas opções mais leves de digerir. Isso vai ajudar a manter o pique para que todos curtam a festa até o amanhecer.

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa

Agora que você já sabe como planejar um lindo casamento na praia, que tal seguir essas dicas?

Com informação e bons fornecedores, com toda a certeza, casar na praia será ainda mais especial. Aproveite!

Tudo que você precisa saber sobre casamento na praia | Noiva Ansiosa
Jenna Bechtholt
Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário