Vira e mexe recebo perguntas sobre os votos de casamento e a celebração num todo.
 
Como definir o celebrante? Fazer ou não votos personalizados? Como escrever os votos?
 
Quando a Viviane Lopes, da Escreva uma Carta pra Mim, entrou para o time de Fornecedores dos Sonhos indicados pelo blog, fiquei duplamente feliz.

Primeiro porque o trabalho da Vivi é lindo, delicado, verdadeiro e adaptável. E segundo porque finalmente teríamos uma expert para nos ajudar a falar deste item tão especial que é a cerimônia, incluindo os votos do casal.
 
Vamos aos valiosos insights compartilhados pela Escreva uma Carta pra Mim?
Editorial Inverno_024
♥ VOTOS PERSONALIZADOS
 
“Tudo que acontece no casamento, da escolha do vestido aos passos da cerimônia, tem um significado que remonta a costumes ancestrais, ritos e bençãos que celebram a união dos noivos há milhares de anos.
 
Os votos personalizados são um costume atual, reflexo do amadurecimento dos casais que cada vez mais decidem se casar já adultos, por amor, de livre e espontânea vontade, e não tem medo de compartilhar o que sentem em voz alta.
 
Cerimônias com votos personalizados são ainda mais emocionantes e, sem dúvida, um costume que veio para ficar. E para ajudar noivas e noivos a colocarem o máximo de sentimento e amor no papel, reunimos algumas dicas para ajudá-los na hora de escrever”.
 
♥  SEJA VOCÊ MESMO
 
“Seja você mesmo, eis uma verdade para todos os momentos.
 
Escrever pode ser difícil para muitos e algumas pessoas tentam usar palavras bonitas, pomposas, frases que nunca usariam no dia a dia.
 
Esqueça isso e escreva como se estivesse falando com a pessoa que você ama.
 
Não adianta ser solene e romântico se o seu estilo é mais brincalhão, e vice-versa. O texto é como uma extensão da sua voz e usar a mesma linguagem que você sempre usa vai deixar seus votos mais autênticos, sinceros e inesquecíveis”.
 
♥  TAMANHO NÃO É SENTIMENTO
 
“Costumo dizer que os noivos são livres para falar o que quiserem, como quiserem e o quanto quiserem. Não tem problema se os votos são curtos ou longos, o que conta é a intensidade e a verdade do que se diz.
 
Há votos curtos e intensos, fortes; e votos mais longos e poéticos, envolventes. Tudo depende do momento e de quem escreveu. Não fique preso ao tamanho do texto, escreva tudo que sente e corte ou acrescente depois o que achar necessário”.
Editorial Inverno_041
♥  PASSO A PASSO PARA O INESQUECÍVEL
 
“Os votos são um texto de promessa e lealdade e para que se pareçam como tal é interessante que contenham alguns elementos.
 
Você pode pensar que está respondendo algumas perguntas com o seu texto. Por exemplo: o que faz de vocês um casal único? o que você espera para o futuro ao lado de quem você ama? O que você promete para essa pessoa que fez você dar esse passo tão importante que é casar?
 
Os votos que trazem respostas sinceras para essas perguntas nunca erram e transbordam amor. Importante: não fale sobre possíveis decepções que tiveram um com o outro, nem aponte defeitos, não é momento para isso”.
 
♥  COMO ENFRENTAR O PAPEL EM BRANCO
 
“Começar a escrever pode ser a pior parte. Se a palavra de outras pessoas: poetas, compositores, escritores, te ajudar, não hesite em procurar inspiração.
 
Pode começar falando o verso da música que é importante para vocês ou resgatar um poema igualmente importante. Só não deixe isso para a última hora, a pressão pode aumentar a sua dificuldade. Improvisar também vale, mas só se você estiver bem seguro de que fazer uma declaração de amor diante do altar não vai fazer você travar”.
 
♥  FALE PARA O SEU AMOR
 
“Falar em público é um medo coletivo, até pessoas experientes ficam tensas quando tem uma plateia à espera de suas palavras.
 
Uma dica para enfrentar esse momento é pensar que, naquele instante, ninguém mais importa, só a pessoa amada. Olhe nos olhos do seu noivo, ou da sua noiva, e fale tudo que sente pensando que essa pessoa que você tanto ama é o motivo de tudo, da festa, da cerimônia, do encontro, de você ter chegado até ali.
 
E lembre-se: no seu casamento só tem pessoas que você ama, família, amigos… Você está em casa, não precisa ficar nervoso”.
 
♥  VOTOS PRONTOS, TUDO LINDO
 
“Você escreveu os votos, está feliz e ansioso com o texto. Agora, antes de imprimir, repasse o texto em voz alta, leia várias vezes no espelho ou para alguém de confiança – amiga, madrinha mãe, e veja se alguma frase está truncada, travando a sua fala.
 
Corrija se for necessário e imprima em um papel bem bonito, coloque em um envelope cheio de amor e fique tranquilo para o grande dia. No altar, leia devagar, no seu ritmo, e aproveite porque provavelmente esse vai ser um dos momentos mais emocionantes da sua vida”.
Editorial Inverno_039
Aposto que com as dicas da Escreva uma Carta pra Mim será muito mais fácil escrever seus votos!
 
Aliás, é algo que incentivo e adoro. Se puder, troque votos, abra o coração e curta o momento.
 
Por mais que todo mundo ame a festa, a cerimônia é a parte mais emocionante do grande dia, então capriche!
.
Quem gostou espalha amor
0 comentários

Escrito por Flávia Queiroz

Publicitária, content creator e dedicada a ações que aproximam pessoas. Sou viciada em casamentos, mas de um jeito diferente da Gretchen.

Deixe um comentário